domingo, 21 de novembro de 2010

Juntando arquivos PDF num só

Num dia desses gerei dois documentos em PDF, por softwares distintos. A união dos conteúdos destes documentos era necessária, mas tornar-se-ia complicada e, muito provavelmente, perder-se-ia a fomatação de algum.

Para resolver esta questão procurei um jeito de unir os dois arquivos, tornando-os em um arquivo PDF apenas, cujo conteúdo poderia ser usado e entendido sem problemas. A solução surgiu no site Linux.com, na página intitulada: Putting together PDF files, que retransmito aqui.

Suponha que você gerou um texto no OpenOffice Writer e uma planilha eletrônica no OpenOffice Calc, dos quais foram produzidos dois arquivos PDF: texto.pdf e planilha.pdf. Por questões de pressa, você não quer perder tempo colando, copiando e arrumando a planilha no texto. Um arquivo PDF contendo estes dois é gerado facilmente digitando o comando abaixo num terminal do linux:

gs -dBATCH -dNOPAUSE -q -sDEVICE=pdfwrite -sOutputFile=textoFinal.pdf texto.pdf planilha.pdf

no qual tem-se:

gs -> chama o programa Ghostscript, que processará os arquivos PDF

-dBATCH -> sai do Ghostscript após processar os arquivos PDF

-dNOPAUSE -> faz o Ghostscript processar cada página sem pausas que permitam interação com o usuário

-q -> não deixa o Ghostscript exibir mensagens enquanto está em operação

-sDEVICE=pdfwriter -> avisa ao Ghostscript que deve ser usado o escritor PDF embutido (que acompanha o Ghostscript)

-sOutputFile=textoFinal.pdf -> informa ao Ghostscript o nome do arquivo que conterá a combinação dos arquivos texto.pdf e planilha.pdf.

O site que apresenta esta solução para a união de arquivos PDF mostra dois outros métodos. Entretanto, como esta página foi publicada em junho de 2004, uma das alternativas não é encontrada pelo link disponibilizado e o outro método usa um software pago.

O Ghostscript vem normalmente instalado na maioria das distribuições Linux. Isto torna mais prático o uso do comando acima para unir vários arquivos PDF num único arquivo PDF.

Um conhecimento mais aprofundado sobre o Ghostcript pode enriquecer ainda mais este processamento, mas isto foge o propósito deste post. Quem sabe, futuramente ...

Um comentário:

  1. O conteúdo do seu Blog está me abrindo muito a mente (rs).
    Continue postando.

    ResponderExcluir