quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Instalando o NCL no Fedora 12 ou superior

ATUALIZAÇÃO (22/04/2014):

Isso não é uma novidade propriamente dita, mas coloco essa atualização para que não ocorra mal entendidos na hora da instalação do NCL via comando yum, no sistema Fedora. A instalação do NCL no sistema Fedora não aparenta mais ter os problemas apontados abaixo.

Assim, de acordo com algumas experiências, tudo funciona de maneira normal no NCL instalado via comando yum no Fedora. Portanto, num sistema Fedora, instala-se facilmente o NCL com o comando:

yum install ncl*

sendo que este comando deve ser usado como administrador do sistema. O "*" com o "ncl" garante que todos os demais pacotes para o NCL sejam instalados. OBS.: Não há espaço entre "ncl" e "*".

Entretanto, cabe lembrar que para esse método de instalação (via comando yum) não é dado suporte pela equipe de desenvolvimento do NCL, mas é muito provável que o usuário responsável por esse método ajude ao se colocar alguma dúvida na lista de discussão do NCL.

------------------------- // ----------------------------------------

ATUALIZAÇÃO (29/09/2011):

Recentemente, evidenciei um problema sério com o NCL instalado via repositórios do Fedora. Ao tentar utilizar funções de manipulação de data, em particular a função ut_calendar, o NCL é abortado e recebo o seguinte aviso: Falha de segmentação (segmentation fault). Ainda não investiguei a causa, mas parece-me um problema com o pacote udunits2, que é instalado junto com o NCL, como dependência.

Portanto, em função deste problema, que surgiu em diferentes computadores, É FORTEMENTE NÃO RECOMENDADA a instalação do NCL por meio do procedimento apresentado abaixo. Ao menos enquanto não for encontrada uma solução.

Caso ele já tenha sido instalado, desinstale os pacotes instalados (apresentados na Figura abaixo) com o comando yum remove , sendo o nome do pacote a ser desinstalado.

Instale o NCL usando um dos dois métodos padrão citados abaixo.

--------------------- // -----------------------------------

Aquele que deseja instalar o NCL em um sistema Linux conhece, ao ler as informações sobre a sua instalação no site www.ncl.ucar.edu, que há dois métodos padrão para tal procedimento:

1) instalar os binários compilados pelos desenvolvedores do NCL, que requer o conhecimento da versão do GCC (GNU Compiler Collection), qual a distribuição Linux na qual ele será instalado e em que tipo de máquina o Linux se encontra, ou

2) compilar o código fonte do NCL; procedimento que necessita da compilação e/ou instalação de outros softwares.

O primeiro é o recomendado pelos desenvolvedores do NCL, pois não requer conhecimentos avançados de compilação e instalação em sistema Linux. Basta que o usuário certifique-se que o seu sistema satisfaça os itens requeridos - listados acima - e instale os arquivos nos locais apropriados. Maiores detalhes podem ser encontrados aqui.

O segundo método, apesar de permitir uma instalação mais personalizada (uma vez que o usuário habilitará apenas os recursos do NCL que lhe interessam), exige maior conhecimento sobre a compilação e instalação de programas a partir de códigos fontes. Provavelmente, este processo tomará muito mais tempo do usuário que o primeiro. Mais informações são encontradas aqui.

Infelizmente, nem todas as versões do GCC são contempladas com uma versão já compilada do NCL. Este fato, aliado à dificuldade do segundo processo de instalação, dificulta o uso do NCL por usuários iniciantes no ambiente Linux.

Nas últimas versões da distribuição Fedora (a partir da 12ª), o NCL está disponível nos repositórios de instalação desta distribuição, permitindo que o usuário instale o NCL por um terceiro caminho.

Para instalá-lo, digite no terminal (ou console), como root (administrador), a linha de comando abaixo:

yum install ncl*

na qual yum é o comando de instação e desinstalação de pacotes (nome dado a conjuntos de arquivos que constituem um programa), e install é a opção que informa ao comando yum que deseja-se instalar todos os pacotes cujos nomes começam com ncl.

Este procedimento requer conexão com a internet para que o yum acesse os repositórios de instalação do Fedora. Após a verificação da disponibilidade de pacotes, o comando yum mostrará todos os pacotes necessários à instalação do NCL, conforme mostrado abaixo.




Para instalar, basta digitar "s", para sim, e aguardar a finalização da instalação do NCL.

Para usar, basta digitar "ncl" no terminal. Se você está começando, dê uma olhada na documentação do NCL, em seu site, para ver detalhes do seu uso.

Instalação mal sucedida?

Tanto o usuário experiente quanto o usuário iniciante podem pensar, após alguns testes com o NCL, que ocorreu algum tipo de erro em sua instalação. Esta constatação surgirá ao se tentar rodar scripts do NCL - sejam aqueles disponibilizados nos exemplos do site, sejam aqueles escritos por usuários antigos - que requerem o carregamento à memória de scripts auxiliares como o gsn_code.ncl, o gsn_csm.ncl ou o contributed.ncl, por exemplo.

Na realidade não houve erro na instalação, mas sim uma diferença na localização destes arquivos, entre aquela usada por padrão e aquela usada na instalação do NCL no Fedora por este outro método. Por padrão, estes scritps são carregados da sequinte maneira, logo no início de um script NCL:

load "$NCARG_ROOT/lib/ncarg/nclscripts/csm/gsn_code.ncl"

na qual load é o comando do NCL para carregar scripts na memória e $NCARG_ROOT é a variável de ambiente do Linux que indica onde o NCL está instalado. No Fedora, estes scripts estão instalados em /usr/share/ncarg/nclscripts. Como resultado, um script que usa a localização padrão destes arquivos auxiliares não funcionará. Para resolver isto, basta corrigir a localização dos mesmos, usando:

load "$NCARG_ROOT/share/ncarg/nclscripts/csm/gsn_code.ncl"

Neste caso, a variável $NCARG_ROOT é igual a /usr. Outro ponto negativo deste modo de instalação do NCL é a obtenção de suporte por meio da lista de e-mails disponibilizada pelos desenvolvedores do NCL. Como este método não é padrão e não é gerenciado por eles, os desenvolvedores não têm conhecimento pleno a respeito da compilação do NCL para disponibilização nos repositórios do Fedora, tornando complicada a obtenção de ajuda.

Um comentário:

  1. Opa!
    Estou eu aqui tentando instalar o NCL ( sem sucesso!).
    Achei teu blog na pesquisa. Legal!

    Eu tenho utlizado o Ferret ( o Grads da Oceanografia) para as minhas aplicações, e acho que deixa um pouco a desejar.

    Me indicaram o NCL.

    Pena que não tem o comando:
    apt-get install ncl
    assim como tem o "yum" p Fedora.

    Vou tentar mais um pouco. Qualquer coisa te grito.
    []s
    e parabéns, cheio de dicas boas aqui!

    acosta

    ResponderExcluir